Festa de Santa Luzia promete movimentar o feriado em Rio Paranaíba

Está sendo realizada deste o último dia 08, a tradicional festa de Santa Luzia, na comunidade de Santa Luzia às margens da MG 230. Com uma programação bem diversificada, a festividade teve a realização de celebrações, novenas, movimentação de barraquinhas e apresentações artísticas.

De acordo com a programação, as comunidades de Pedreiras, Sagrados Corações do Alto do Abaeté e Boa Esperança da Paróquia Nossa Senhora do Carmo participaram do culto eucarístico e bem como, dos shows com João Silva, Sara e banda e do grupo Remelexo Bom Demais.

Nesta quarta-feira (13), feriado municipal e dia em que a Igreja em todo mundo celebra o dia dedicado à Santa Luzia, a programação começa às 09h com a recitação do Terço com a participação dos romeiros que deslocam até a comunidade no dia. Às 11h, o pároco Pe. Maurino Mota celebrará a missa no Salão Comunitário e em seguida, será realizado o almoço.

Encerrando a festividade, às 19h, será celebrada uma outra missa com a bênção dos olhos no Salão Comunitário, onde terá a nomeação e apresentação dos novos festeiros para o próximo ano. Também será realizada a procissão e movimentação das barraquinhas logo em seguida.

CUIDADO NA ESTRADA

Muitos romeiros acordam cedo para ir à pé até a comunidade de Santa Luzia demostrar sua fé ou mesmo pagar sua promessa. Porém, é preciso muito cuidado ao andar às margens da MG 230, por isso, confira abaixo algumas dicas abaixo:

• Andar sempre no sentido contrário da pista;
  • Andar em fila indiana e se possível, o mais longe da pista;
  • Usar roupas claras ou refletivas;
  • Descansar fora da pista de rolamento;
  • E, caso de chuva, suspender a caminhada

Em caso de urgência, os romeiros deverão ligar nos telefones de emergência dos órgãos públicos, comunicando o fato através do 190 ou no (34) 3851 – 4689 na Polícia Militar Rodoviária ou até mesmo no Hospital Municipal de Rio Paranaíba, (34) 3855 – 1228.

Texto: Gilberto Martins