Festa de São Francisco começa na próxima terça-feira em Rio Paranaíba

(Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)

Terá início na próxima terça-feira (26), a tradicional festividade religiosa de São Francisco das Chagas em Rio Paranaíba. Neste ano, serão 09 dias de festa, onde todas as comunidades urbanas e rurais, pastorais e movimentações se encontraram na Igreja Matriz para festejar o padroeiro São Francisco.

Em todos os dias da festa terá a realização das novenas, missas e a movimentação das barraquinhas ao lado da Igreja Matriz. Com a comercialização de alimentos e bebidas, a organização do evento aguarda um grande número de pessoas nestes dias que prometem movimentar a cidade.

Para encerrar a festividade em 2017, no dia 04 de outubro – dia em que se comemora o padroeiro -, a programação começará às 06h com uma alvorada festiva, onde terá queima de fogos de artifícios e repicar de sinos. Ao meio dia, acontecerá a oração dos Angelus na Igreja Matriz, seguido da bênção dos animais às 15h.

Já às 16h30, acontece a última novena de São Francisco e em seguida, a celebração eucarística com a participação de todas as pastorais, movimentos, comunidades urbanas e rurais. Também acontece a procissão pelas ruas da cidade. No dia 08 de outubro, no entanto, acontecerá às 19h o leilão de bezerros no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha.

Confira na íntegra, a programação oficial da festividade religiosa de São Francisco das Chagas

Novenas de São Francisco das Chagas na Igreja Matriz

Dia 26 de setembro (terça-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação do EJC, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, da Palavra e do Matrimônio.

19h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas.

Comunidades visitantes: Comunidade de Arcos e Campinhos.

Movimentação nas barraquinhas

Dia 27 de setembro (quarta-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação dos Coroinhas, Pastoral Catequética e Pastoral das Criança.

Comunidade visitantes: Comunidade de Abaeté dos Mendes

Movimentação das barraquinhas

Dia 28 de setembro (quinta-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação do Apostolado da Oração, Pastoral Litúrgica e EAC.

Comunidade visitantes: Comunidade de Santa de Luzia

Movimentação das barraquinhas

Dia 29 de setembro (sexta-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação do MAC, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo e Corais.

Comunidade visitantes: Comunidade de Pedreiras

Movimentação de barraquinhas

Dia 30 de setembro (Sábado)

18h30: Novena de São Francisco com a participação da Consciência Negra, Pastoral Familiar e Pastoral do Batismo

Comunidade visitantes: Comunidade de Palmeiras

Movimentação de barraquinhas

Dia 01 de outubro (Domingo)

07h: Missa na Comunidade do Divino Pai Eterno

09h: Missa na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas

11h: Almoço de São Francisco no Centro Catequético

16h: Missa com as crianças na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas

18h30: Novena de São Francisco com a participação da Pastoral Vocacional, Pastoral Universitária e GOU

Comunidades visitantes: Divino Pai Eterno, São José e Nossa Senhora de Fátima

Movimentação de barraquinhas

Dia 02 de outubro (Segunda-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação do Terço dos Homens, Jovens Vicentinos e Pastoral da Esperança

19h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas.

Comunidades visitantes: Santa Rita de Cássia e Sagrados Corações.

Movimentações de barraquinhas

Dia 03 de setembro (Terça-feira)

18h30: Novena de São Francisco com a participação do Terço dos Mulheres, SSVP – Vicentinos e RCC

Comunidades visitantes: São Pedro e São João

Movimentação de barraquinhas

Dia 04 de outubro (quarta-feira)

06h: Alvorada com fogos e repicar dos sinos.

12h: Oração do Angelus na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas

15h: Bênção dos animais

16h30: Novena de São Francisco com a participação do ECC, Mãe Rainha e Pastoral da Comunicação

17h: Celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas e encerramento da festa com a participação das comunidades urbanas e rurais: São João, São Pedro, Pedreiras, Palmeiras, Santa Luzia, Arcos, Santa Rita de Cássia, Sagrados Corações, Campinhos, Abaeté dos Mendes, Divino Pai Eterno e São José em seguida procissão

Movimentação de barraquinha

Dia 08 de outubro (Domingo)

19h: Leilão de bezerro no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha

Reúna sua família e participe conosco da festa do nosso padroeiro, São Francisco.

Texto: Gilberto Martins