Festa de São Francisco das Chagas é encerrada com chave de ouro em Rio Paranaíba

Sucesso! É a palavra que define a 17ª edição da festa em louvor a São Francisco das Chagas em Rio Paranaíba que foi encerrada neste último domingo (06). A festividade teve início no último dia 26 de setembro com a realização da novena de São Francisco e a celebração da missa com a participação de uma ou duas comunidades.

O tradicional almoço de São Francisco foi realizado no domingo (27) e o Centro Catequético ficou pequeno para receber todas as pessoas que foram degustar uma deliciosa comida. Durante o evento foi realizado o show de prêmios e sorteio de brindes para os presentes.

Na praça da Igreja Matriz, a barraquinha de São Francisco ficou movimentada em todos os dias da festa. As comunidades urbanas e rurais, além das pastorais e movimentos se dedicaram para oferecer aos fiéis excelentes alimentos, bebidas geladas e os melhores brindes para o show de prêmios.

A missa de encerramento da festividade foi realizada no dia 04 de outubro, dia em que a Igreja em todo o mundo celebra a memória de São Francisco. Neste dia, a programação começou cedo com o repicar dos sinos da Igreja Matriz às 06h. A Pastoral Catequética realizou às 09h na Praça da Igreja Matriz a segunda feira bíblica e às 12h, foi recitado o Ângelus.

A tradicional bênção dos animais foi realizada às 15h na porta da Igreja e às 16h, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento com a participação do Apostolado da Oração e das famílias que recebem a imagem da Mãe Rainha em suas residências. O pároco, Pe. Maurino Mota, presidiu a Santa Missa de encerramento com a participação de todas as pastorais e movimentos, comunidades urbanas e rurais, além dos festeiros de São Francisco.

Após a missa os fiéis e o sacerdote saíram em procissão pelas ruas da cidade com a imagem do padroeiro do munícipio com muita fé e oração. O dia só foi encerrado com a movimentação das barraquinhas. No fim de semana, a programação seguiu agitada com a recitação do Terço dos Homens e das Mulheres na Igreja Matriz, celebração de missas e shows com artistas da cidade na barraquinha.

De acordo com as informações, toda a renda da Festa de São Francisco deste será destinada para a construção da Igreja de São José que já está em estado bem avançado. Segundo o coordenador da obra, João Luiz Primo, o Joãozinho, licitações estão sendo realizadas para a compra do telhado do Igreja e que, só estão esperando esse processo para concluir o assentamento de tijolos.

Ainda segundo o Joaozinho, as doações para a obra continuam e as pessoas que se sentiram tocadas, poderão procura-lo na obra ou deixar a doação no Escritório Paroquial em horário comercial.

Por fim, a comissão organizadora da Festa de São Francisco agradece a todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para realização de mais uma edição da festividade do padroeiro da cidade.

Fotos: Clênio Martins e Edson Rocha

Texto: Gilberto Martins