Festa de São Francisco é encerrada com a presença de Dom Cláudio em Rio Paranaíba

E chegou ao fim mais uma grandiosa festa em louvor a São Francisco das Chagas em Rio Paranaíba. O evento em que se comemorou o padroeiro da cidade teve início ainda no mês de setembro (26) e a parte do social segue até domingo, 07 de outubro. Várias famílias, visitantes e fiéis puderam relembrar a vida e história de São Francisco ao longo dos dias com a realização da novena e das missas presididas pelo pároco, Pe. Maurino Mota.

Um grande número de fiéis participou ativamente de todas as atividades programadas pelo CPP da Paróquia e CCP da Matriz. No dia 30 de setembro, o tradicional almoço de São Francisco deixou o salão de eventos do Centro Catequético lotado e os participantes puderam saborear um cardápio preparado justamente para aquela ocasião.

Durante todos os dias, a barraquinha de São Francisco montada na Praça da Igreja Matriz ficou completamente tomada de fiéis, visitantes e membros de pastorais e movimentos que se uniram para fazer um ambiente familiar e aconchegante. A participação das comunidades urbanas e rurais foi essencial para deixar a festividade religiosa ainda mais animada e cheia de espiritualidade.

A decisão de não vender bebida alcóolica durante os eventos religiosos da paróquia chamou a atenção das pessoas que puderam levar suas famílias com mais tranquilidade para o evento. Um outro destaque, é o parque de diversões que foi montado para as crianças ao lado da barraca. Ali, as crianças também puderam se confraternizar e fazerem novos amigos.

No dia 04 de outubro, dia em que toda a Igreja no mundo celebra São Francisco, a programação começou logo cedo com o repicar dos sinos da matriz em uma alvorada festiva. Ao longo do dia aconteceu a oração do Ângelus ao meio dia, a bênção dos animais à tarde e, por fim, a realização da última novena de São Francisco. Ressaltamos também a Feira Bíblica, organizada pela catequese da Paróquia numa expressiva participação dos nossos catequizandos.

A missa de encerramento da festa foi presidida pelo bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Frei Claudio Nori Sturn que é frade Capuchinho. De acordo com o pároco, Pe. Maurino Mota, o bispo atendeu ao seu convite e veio celebrar o dia do padroeiro com a comunidade paroquial. Dom Claudio fez uma reflexão belíssima sobre a vida e a missão de São Francisco durante sua homilia, onde os fiéis acompanharam atentamente as palavradas do Pastor.

O bispo ainda acompanhou a procissão com a imagem de São Francisco pelas ruas da cidade e, ao retornar para a igreja, recebeu uma lembrança dos fiéis e parabenizou a comunidade por atender ao seu apelo de não vender bebida alcoólica durante os eventos religiosos. Ainda explicou que a decisão partiu de todos os bispos do Brasil (CNBB). Além de nos contar a história de um fiel que voltou a ajudar nas barraquinhas em sua paróquia após saber que não estava mais sendo comercializado a bebida alcoólica.

O pároco, Pe. Maurino Mota agradeceu a presença do bispo diocesano e a todas as famílias que estiveram envolvidas na realização da novena na igreja Matriz.  Após a procissão todos foram convidados a se dirigirem para as barraquinhas deliciando-se de um ambiente familiar e festivo, uma vez que a movimentação se estende até o próximo domingo (07) e nos explicando que, como toda a estrutura já estava montada os organizadores da festa resolveram por bem, manter as barraquinhas até domingo, com a realização de apresentações artísticas de jovens que fazem parte de pastorais e movimentos na paróquia.

No domingo, último dia de movimentação nas barraquinhas, a programação segue como de costume na paróquia, porém, sem a realização da Santa Missa das 16h com as crianças devido aos Eleições 2018. A todos que direto ou indiretamente contribuíram para o sucesso de nossa festa maior nossa mais profunda gratidão.  São Francisco das Chagas nos abençoe a todos e intercede a Deus por todos nós e nossas famílias.

[rflickr id=72157698907604292]

Texto e fotos: Gilberto Martins