Festa de São Francisco reúne centenas de fiéis e supera expectativas

(Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Sucesso é o que define a festividade religiosa de São Francisco das Chagas, padroeiro de Rio Paranaíba. Durante onze dias, fiéis das comunidades urbanas e rurais puderam celebrar a vida e espiritualidade de São Francisco com a realização das novenas, celebrações eucarísticas e recitação do santo terço.

Agentes de pastorais e movimentos, membros dos conselhos paroquiais, festeiros, equipes de trabalhos e o pároco se uniram num gesto de doação e caridade para que todas as famílias pudessem se confraternizarem num ambiente agradável, alegria e festivo.

Na última segunda-feira (12), o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa, Pe. Lucimar José da Silva presidiu a celebração eucarística, com a participação da comunidade de Sagrados Corações. Já o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Pe. Hemerson Rubens de Oliveira, presidiu a missa dos enfermos na quarta-feira (14) que, contou com uma grande participação dos fiéis enfermos na paróquia.

Neste ano houve uma novidade durante a festividade nas barraquinhas de São Francisco que agradou muito o público participante: a realização do show beneficente que será destina à construção da Igreja de São José no bairro São Francisco. O que mais chamou a atenção dos participantes foram os brindes especiais sorteados, entres eles várias TVs, vale-compras e tablets.

No último sábado (17), devido uma forte ventania, a movimentação das barraquinhas teve que ser cancelada, uma vez a estrutura de duas barracas ficou destruída. Mesmo com a chuva que caia sobre a cidade, vários fiéis participaram da celebração eucarística de encerramento do tríduo de São Francisco, tendo como visitantes as comunidades de São José, Divino Pai Eterno, Nossa Senhora de Fátima e Matriz.

(Foto: Martha Silva/PASCOM)

Para encerrar com chave de ouro a programação de onze dias de festividades na paróquia, todas as comunidades urbanas e rurais, agentes de pastorais e movimentos, festeiros, equipes de trabalhos, famílias e toda comunidade paroquial se reuniram na Igreja Matriz para celebram o padroeiro São Francisco.

Durante toda festividade, o pároco Pe. Wesley procurou ensinar aos fiéis um pouco mais sobre a vida a espiritualidade de São Francisco. Segundo ele, durante a celebração deste domingo, São Francisco optou por servir a Deus e não ao dinheiro, manifestando assim, o seu desejo de sempre ajudar ao pobre num ato de caridade e de amor.

Antes de encerrar a celebração, o pároco agradeceu a participação e a colaboração de cada fiel na realização da festividade de São Francisco. Ele enfatizou que todos estarão de alguma forma no seu coração agradecido e em suas orações.

Enquanto isso nas barraquinhas de São Francisco, centenas de pessoas já tomavam as mesas e cadeiras. Várias filas se formaram tanto nos caixas quanto nas barracas onde se estava servindo os alimentos e bebidas. Durante a noite ainda foi sorteado um TV 32’ entre os participantes.

A 14ª festividade de São Francisco das Chagas sempre é realizada entre os meses de setembro e outubro, porém, teve que ser adiantar neste ano devido ao período eleitoral. Confira as fotos registrada pela nossa equipe.

Festa de São Francisco 2016

Texto: Gilberto Martins – Editor Geral