Festa do Reinado do Rosário busca manter viva a tradição e reúne centenas de pessoas em Rio Paranaíba

Fé, tradicional, generosidade e amor ao próximo. É assim que podemos descrever mais uma edição da Festa do Reinado do Rosário em Rio Paranaíba. Tudo na simplicidade, o trabalho do organizadores, festeiros e voluntários ficaram expostos para quem quisesse ver ao longo de toda a festa desde as novenas preparatória até o jantar servido na noite deste domingo (29).

Centenas de pessoas mais vez pôde saborear a verdadeira comida mineira gratuitamente no Parque de Exposições. Um cardápio que já ficou consagrado na história da festividade religiosa encantou a todos. Os festeiros e voluntários passaram noites em claro preparando o alimento para as três refeições que foram servidas para os congadeiros.

A programação da festividade em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito começou na última sexta-feira (27), com o levantamento dos maçarandás, ou seja, dos mastros que também contou com a celebração da missa às 19h pelo pároco da Paróquia São Francisco da Chagas. No sábado, os fiéis recitaram o terço e participaram da missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Na manhã deste domingo (29), ponto ápice da festividade, a programação começou logo cedo às 05h30 com a alvorada festiva anunciando que era dia de festejar e saudar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Os ternos de congadas, moçambique e catupé começaram a chegar à Rio Paranaíba por volta das 07h e foram recepcionados pelo comandado geral Jeremias Brasileiro na Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, onde foi servido um café da manhã.

Logo após isso, os ternos se deslocaram para a Igreja do Rosário e fizeram suas saudações aos maçarandás, ao reinado, a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Por volta das 12h, eles já começaram a chegar no Parque de Exposições para almoçarem. Após degustarem um delicioso cardápio, partiram para o puxamento da coroa, onde os ternos cortejaram solenemente para o local da celebração eucarística o Reinado do Rosário.

A missa festiva foi presida pelo pároco da cidade, Pe. Maurino Pinheiro Mota que destacou a história de Nossa Senhora do Rosário. Por fim, foi realizada a procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, acompanhada pelos ternos de congadas e moçambique nas principais ruas da cidade.

O Congo Sereno que está completando 41 anos de história em Rio Paranaíba, prestou a homenagem à São Benedito e realizou a coroação à Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração da missa, os ternos retornaram para o Parque de Exposições onde receberam refeição e posteriormente, retornaram para suas respectivas cidades.

O encerramento da Festa do Rosário acontece nesta segunda-feira (30), com a recitação do terço às 18h na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e descimento dos mastros. Um jantar será servido para os participantes encerrando com chave de ouro mais uma edição da festividade.

A festa do Rosário teve todo apoio da Prefeitura Municipal, do Hospital Municipal D. Maria Conceição Fantini Valério, da COPASA, Polícia Militar e da imprensa de Rio Paranaíba. Confira algumas fotos e vídeos.

[rflickr id=72157671726023798]

Texto e fotos: Gilberto Martins