Festa do ‘Rosário’ 2015 em Rio Paranaíba tem início nesta semana

Celebração Eucarística de encerramento da festa do Rosário em 2014. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)
Festa do Rosário em 2014. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)

Tem início nesta semana a tradicional festividade religiosa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Rio Paranaíba. A festa do Rosário, como é conhecida, acontece em todos os anos com uma programação bem diversificada para todos os públicos. Neste ano, terá a presença de vários ternos de congadas e Moçambique do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o que atrai a atenção de várias pessoas da região.

Desde o último dia 20 de abril estão sendo realizadas as novenas preparatórias na Igreja de Nossa Senhora de Rosário, no centro da cidade e segundo informações, várias pessoas estão participando ativamente da programação. Abaixo, você confere a programação das três últimas novenas que serão realizadas até a abertura oficial do tríduo na próxima sexta-feira, 01° de maio:

07ª Novena – Dia 26 de abril (Domingo) 19h

Coordenação: Dilourdes Maria; José Jaci da Rocha e Ordália Maria; Paulo Roberto Souza e Andréia Abadia de Oliveira; Terezinha Maria Silva; Waldson Martins e Odete Ribeiro de Paiva.

08ª Novena – Dia 27 de abril (Segunda-feira) 19h

Coordenação: Guilherme Luiz Ferreira e Maria Lúcia da Silva; José Humberto da Silva; Terezinha P. Gomes.

09ª Novena – Dia 28 de abril (Terça-Feira) 19h

Coordenação: Damásio da Silva e Andrelina Augusta de Lima; Geraldo da Cruz (Dadico) e Rosarina Alvina; Jader Rocha (Jadrin) e Jaqueline Valéria; João Batista da Silva; José Maria da Cruz (Déde) e Neuza Vani dos Reis Cruz; José Maria de Lima (Candinho) e Vera Aparecida de Lima.

Segundo a comissão organizadora da festa, em todos os dias das novenas terá a realização de quermesse na praça da Igreja de Nossa Senhora do Rosário o tradicional bongo, leilões e o oferecimentos de caldos, porções e outros petisco. A abertura oficial da festa do ‘Rosário 2015’ acontece no próximo dia 01° de maio, às 19h, com o levantamento dos Maçarandas (mastros e bandeiras de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito).

Confira abaixo, a programação das celebrações eucarísticas durante a realização do tríduo:

1° dia do tríduo – 01 de maio de 2015

19h: Missa da primeira sexta-feira na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e levantamento dos Maçarandas – Mastros e bandeiras de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

2° dia do tríduo – 02 de maio de 2015

18h: Terço cantado – Participação do movimento “Consciência Negra’

19h30: Celebração Eucarística

3° dia tríduo – 03 de maio de 2015 (Encerramento)

15h30: Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora de Rosário e seguida procissão com as imagens de Nossa Senhora de Rosário e São Benedito, acompanhada pelos ‘Reis’, ternos de congadas e Moçambique e coração de Nossa Senhora do Rosário e homenagem a São Benedito.

A Paróquia São Francisco das Chagas e a comissão organizadora da convida você e sua família para participar da festa do ‘Rosário de Maria’. “É um convite especial para que todos compareçam e participe conosco da festa do ‘Rosário’. É momento de reservar um tempo para rezar conosco e reviver um pouco da cultura de nossos antepassados”, conclui um dos responsáveis pela organização da festa.

A festa do ‘Rosário’ de Rio Paranaíba atraiu turistas de várias cidades da região para assistirem aos desfiles dos ternos de congadas e Moçambique. Participe conosco!

Texto: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo