Festa de São Francisco iniciou com grande participação de fiéis

Pe. Roberto Cristino abriu a programação da 13ª Festividade Religiosa de São Francisco das Chagas, com a celebração eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Teve início nesta quinta-feira (24) em Rio Paranaíba, a 13ª edição da festividade religiosa em louvor a São Francisco das Chagas, padroeiro do município. Centenas de fiéis lotaram as dependências da Igreja Matriz para participarem da novena e da celebração eucarística presidida pelo vigário paroquial de Paróquia São Sebastião de São Gotardo, Pe. Roberto Cristino.

Na primeira noite de festa na paróquia, os movimentos Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Renovação Carismática Católica (RCC), Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), Ministros Extraordinários da Palavra, a Pastoral do Matrimônio e as comunidades de Arcos e Campinhos participaram da liturgia da celebração eucarística.

Durante a celebração eucarística, fiéis das comunidades rurais ofertaram os brindes para a realização do bongo durante a noite festividade e o o vigário paroquial convidou todas as crianças se aproximarem do altar para que pudessem rezarem a oração do pai-nosso de mãos dadas com ele.

Carismático, Pe. Roberto antes de encerrar a celebração, agradeceu à comunidade pela bela acolhida que teve e que relembrou o período que foi administrador paroquial em Rio Paranaíba. Segundo ele, a Paróquia São Francisco das Chagas foi a maior escola, onde ele aprendeu, acertou, errou e foi amado por todos a população. “Agradeço muito a Deus porque aqui [em Rio Paranaíba] foi a maior escola da minha vida, onde eu aprendi, acertei, errei, amei, fui amado e fui incompreendido, Mas, tudo valeu a pena e tudo que não deu certo também valeu a pena”, disse o sacerdote no término da celebração eucarística.

Centenas de pessoas se reuniram na barraca de São Francisco para confraternizarem no primeiro dia de festa na paróquia. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Após seu agradecimento o Pe. Roberto foi aplaudido pela comunidade paroquial presente da celebração eucarística e teve que segurar para não se emocionar. Ao encerrar a celebração, o vigário recebeu a cada pessoa que queria compartilhar com ele, um abraço ou mesmo fazer um pedido de oração.

Enquanto isso na barraquinha de São Francisco que foi instalada na Praça da Igreja Matriz ficou repleta de participantes, os quais puderem além de confraternizar com seus familiares e amigos, apreciar os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados durante a festividade. A alegria tomou conta do ambiente quando começou a primeira rodada do bongo, o que é tradição na cidade.

Para as crianças também foram instalados em meio a praça, brinquedos que trazem a diversão e alegria dos pequenos. A festa continua até o próximo dia 04 de outubro, quando é celebrado o dia do padroeiro São Francisco e nesta sexta-feira (25), teremos às 19h realização da segunda novena em louvor a São Francisco e logo após, a realização da celebração eucarística presida pelo pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino.

Para esse segundo dia da festividade religiosa de São Francisco das Chagas, teremos a participação das pastorais Universitária, Catequética, da Criança e dos coroinhas. A comunidade rural que visita a festa, é a comunidade de Palmeiras.

Agende-se e participe conosco. Você e sua família são nossos convidados especiais.

Atualizado em 25 de setembro de 2015, às 08h37

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo