Festividade religiosa do Sagrado Coração é encerrada em Rio Paranaíba

O Apostolado da Oração de Rio Paranaíba conta com cerca de 200 membros atualmente. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Membros do Apostolado da Oração de Rio Paranaíba com o pároco Pe. Wesley Balbino após a Celebração Eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Foi realizado na noite desta sexta-feira (05) o encerramento da festa em honra ao Sagrado Coração, promovida pelo Apostolado da Oração de Rio Paranaíba na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas. A programação teve início às 18h com a adoração ao Santíssimo Sacramento e logo em seguida a bênção, o pároco Pe. Wesley Balbino presidiu a santa missa.

Durante a sua homilia, o sacerdote exortou aos fiéis que a festa do Sagrado Coração os leva a perceber o cuidado de Deus por cada um de seus filhos. Ao término da celebração, o pároco abençoou as novas fitas e acolheu as novas integrantes do movimento na paróquia.

Em seguida, todos os membros se reuniram em todos do altar para então fazerem a coroação e rezarem a consagração ao Sagrado Coração. Enquanto os outros membros faziam sua reunião mensal, nossa equipe conversou com secretário do movimento, Erivaldo Miranda e segundo ele, todo ano é feito um trabalho conjunto com o pároco e feita uma programação simples com a adoração ao Santíssimo Sacramento, a Missa, a coroação e a consagração. “Essa feita do Sagrado Coração de Jesus é organizada pelo Apostolado da Oração, que aqui em Rio Paranaíba já some cerca de 200 membros. Nós, às vezes, até nos preocupamos porque nas reuniões muitas pessoas não comparecem e para combater isso, estamos estudando uma forma de estar incentivando essas pessoas que são membras e que não estão participando a voltarem a participar e levar conhecimento do movimento para as pessoas que ainda não conhecem e que queiram participar”, disse Erivaldo.

Questionamos sobre o que é preciso para que as pessoas interessadas possam participar do movimento, o secretário disse que basta apenas manifestar o desejo à coordenação do movimento e participar as reuniões toda primeira sexta-feira do mês logo após a celebração eucarística na Igreja Matriz. “Primeiro é necessário que a pessoa esteja interessada e procure os dirigentes do Apostolado manifestando esse desejo de participar do movimento. Feito isso, a pessoa é convida a participar de cerca de 03 reuniões preparatórias, escolher um ‘zelador’ e se torne um zelado deste zelador. Após essas três reuniões, a pessoa já está apta a receber a fita do Apostolado da Oração”, conclui o secretário.

No próximo dia 21 de junho, vários membros do Apostolado da Oração de Rio Paranaíba participaram do III Congresso Diocesano do Apostolado da Oração em Patos de Minas, como parte da programação dos 60 anos da Diocese de Patos de Minas.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo