Igreja de Nossa Senhora do Rosário passa por reformas de conservação e manutenção

Foto: Divulgação/Nivaldo Santos

A Igreja de Nossa Senhora de Rosário, patrimônio histórico municipal, está passando reformas neste mês de março para conservação e manutenção. Nossa reportagem esteve no local e pôde perceber que os funcionários da prefeitura municipal estão realizando concerto de rachaduras nas paredes e retocando a pintura externa e interna da capela.

Segundo o secretário de cultura, Alemmar Silva, além da reforma da igreja a praça também será reformada recebendo um novo paisagismo. Em entrevista à Rádio Paranaíba AM, Alemmar reforçou que após a sua revitalização em 2005, a capela está passando por reforma devido as intempéries do tempo. “A Prefeitura Municipal e o Conselho de Patrimônio Histórico, tem o dever e a obrigação de cuidar e zelar deste patrimônio. Sempre fazemos os laudos técnicos de estado e conservação da capela e mandamos anualmente para o Instituto Histórico, onde foi consistido que realmente deveria passar por uma pintura externa e interna, ter uma boa avaliação na questão de eletricidade, hidráulica e etc.”, conclui.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga de todo da região, sendo construída em 1763 e tombada patrimônio histórico municipal através da Lei Municipal nº 04 de 10/02/37 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG). Atualmente acontecem celebrações eucarísticas semanalmente e é aberta para visitação de segunda à sexta, para que turistas e fiéis da comunidade façam suas orações pessoais.

Fotos: Nivaldo Santos

Texto: Paulo Sérgio/PASCOM