Igreja Matriz fica pequena para solene celebração do Lava-pés
A Igreja Matriz de São Francisco das Chagas ficou pequena para receber os fiéis que foram participar da solene celebração da instituição da Eucaristia, com o rito do ‘lava-pés’. O casal Erivaldo Miranda e Maria José que representaram a paróquia na celebração do Crisma em Patos de Minas, na manhã desta quinta-feira (24), levaram até o Altar os santos óleos consagrados pelo bispo diocesano e que serão usados durante todo o ano.
Com pouco mais de uma hora de cerimônia, o pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino exortou que ao celebrar o lava-pés, ‘somos chamados a colocar nossos dons a serviço na edificação dos valores do reino’.
Neste ano, Pe. Wesley lavou e beijou os pés de fiéis leigos da comunidade paroquial, relembrando gesto realizado por Jesus Cristo antes da última ceia. Antes de encerrar a celebração eucarística, o sacerdote relembrou que nesta Sexta-feira, a comunidade paroquial volta a se encontrar às 15h, para a Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus, uma vez que, neste dia, a Igreja não se ministra nenhum sacramento, pois o Cristo se entregou na Cruz e por isso, a Igreja se volta totalmente para a mistério da cruz.
Nesta Sexta-Feira Santa (25), teremos durante todo o dia a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando às 14h30, acontece a bênção do Santíssimo e a procissão até a Igreja Matriz, onde às 15h, teremos a Celebração da Palavra com a Eucaristia da Adoração da Cruz, ou tradicionalmente conhecida com o “Beijo da Cruz”. No período noturno, dando continuidade na programação, teremos às 19h a procissão com o Senhor Morte, saindo da Casa da Formação do Divino Pai Eterno até o Cemitério Municipal.
Para esta procissão, no entanto, pedidos que os fiéis levem suas velas. Agende-se e participe conosco deste momento de fé, vigília e oração.
Confira as fotos registradas por nossa equipe!
Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor