Igreja Matriz fica repleta de fiéis para a celebração do lava-pés em Rio Paranaíba

Centenas de fiéis se reuniram na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas na noite desta quinta-feira (29), para participarem da solene celebração da Lava-pés e da instituição da Eucaristia, presidida pelo pároco, Pe. Maurino Mota. A Igreja foi toda preparada para que fosse realizado o rito do lava-pés.

Jovens da paróquia representaram os dozes apóstolos no momento do rito. Durante sua homilia, o pároco buscou exortar os fiéis sobre os últimos passos de Jesus e bem como, ressaltou a angústia que Cristo passou na noite em que foi entregue aos soldados.

Após a pregação, Pe. Maurino lavou e beijou os pés dos dozes jovens relembrando o gesto que Cristo fez durante a sua última ceia com os apóstolo. Ao término da celebração, em um momento de respeito e de vigília, foi iniciada a procissão de transladação do Santíssimo Sacramento até a Igreja de Nossa Senhora de Rosário onde permaneceu durante toda a noite e permanecerá até às 14h30 desta sexta-feira santa.

Pastorais e movimentos passaram toda a noite em adoração diante do Santíssimo. A Igreja Matriz e bem como todas igrejas das comunidades tiveram todas as suas imagens cobertas e o Altar e mesa palavra desnudas em profundo respeito à morte de Jesus Cristo.

Às 15h, a Igreja em todo mundo celebração da Paixão e a morte de Cristo na Cruz, com a celebração da palavra com a eucaristia, com o tradicional beijo da cruz. No período noturno, às 19h, os fiéis e o pároco se reuniram na comunidade do Divino Pai Eterno para saírem em procissão até o Cemitério Municipal com a imagem do Senhor Morto.

[rflickr id=72157665215950257]

Texto e fotos: Gilberto Martins