JDJ leva mais de 2 mil jovens à Patos de Minas neste fim de semana

O evento reuniu jovens das 44 paróquias pertencentes à Diocese de Patos de Minas. (Foto: Equipe de Comunicação/JDJ)

Sucesso é o que define a quarta edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) realizada neste último domingo (18) em Patos de Minas. Cerca de 2500 jovens das 44 paróquias pertencentes à Diocese de Patos de Minas participaram do evento, no ginásio poliesportivo do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

O bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn abriu o evento com a celebração eucarística, por volta das 09h, com a participação de sacerdotes, diáconos e seminaristas. Em sua homilia, o bispo buscou encorajar os jovens para seguirem firmes no caminho de Deus e sempre serem puros de coração.

Em seguida a celebração, o assessor da juventude no regional Leste II, Pe. Enivaldo Oliveira teve um bate-papo com os jovens e falou sobre o tema do evento “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (cf. Mt 5, 8). Logo após, o grupo de teatro “TUPAM” se apresentou e encantou o público presente.

Encerrando a primeira parte do evento, foi servido o almoço preparado pela equipe organizadora. Durante a refeição, a banda Nova Estação de Serra do Salitre cantou músicas religiosas que agradaram e trouxeram uma reflexão para os participantes. Retornando do almoço, o Ministério de Música da Paróquia São Benedito preparou um momento de animação, onde os participantes puderam interagir e descontrair com os demais grupos juvenis.

Em entrevista à nossa reportagem, o jovem Taynan Lucas da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Olegário, falou sobre a sua alegria de participar da JDJ 2015. “Para mim é uma graça de Deus está aqui, reunir os amigos, fazer novas amizades e com esse tema, quer dizer que nós queremos ser puros de coração com todos. E aqui é o momento que nós podemos experimentar mais Jesus e aprender um pouco mais sobre Ele”.

Seguindo a programação do evento, ainda aconteceu o momento mariano do rito bizantino, chamado de Akatistos e uma apresentação artística realizada por jovens patenses.

Em momento único, jovens se uniram em oração e fizeram novas amizades dentro do evento realizado no Ginásio Poliesportivo do UNIPAM. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Nossa equipe conversou com o assessor da juventude da Diocese de Patos de Minas, Pe. Cleber Faria e segundo ele, a expectativa do evento foi superior a que ele espera. “A JDJ foi preparada já há alguns meses, com muito carinho e agora, está sendo concretizada com esse sucesso com mais de 2500 pessoas presentes. Patos já vem crescendo algum tempo em questão de evangelização da juventude, agora, só tem a somar; esse evento mexeu com a juventude. E agora, as paróquias vão ter uma movimentação diferente dos outros tempos”.

O bispo diocesano, no entanto, subiu ao palco do evento novamente e anunciou a paróquia e a cidade que receberá a Jornada Diocesana da Juventude do próximo ano. O próximo evento acontecerá na cidade de Perdizes, na paróquia Nossa Senhora da Cabeça. Os jovens daquela cidade receberam a notícia com muita alegria e entusiasmo. Dom Cláudio ainda conversou com nossa reportagem e falou da participação dos jovens na Igreja e da alegria de ver os jovens seguindo a Cristo. “É uma alegria imensa ver que os jovens querem seguir a Jesus Cristo. Eles querem também, assumir a sua missão na Igreja e no mundo. Jovens, sejam jovens! Sem deixar a alegria de Jesus Cristo. Eu espero que esses jovens possam ser uma grande alegria para Igreja, sendo lideranças nos diversos setores da Igreja.

Para finalizar o evento com chave de ouro, a banda Ágape realizou um grande show levando alegria, descontração e união aos participantes. Um verdadeiro coro durante o show foi formado e nem o calor afastou os jovens que dançavam e entoavam as músicas da banda no local.

Foto: Equipe de Comunicação da JDJ 2015 – PASCOM Rio Paranaíba

Texto: Gilberto Martins e André Martins – Equipe de Comunicação da JDJ 2015