Missa de Envio dos Catequistas da Paróquia São Francisco das Chagas

Neste último domingo dia 06 de junho de 2021 deu-se início ao ano catequético na Paróquia São Francisco das Chagas de Rio Paranaíba/MG da Diocese de Patos de Minas. A celebração de abertura do ano catequético é importante partindo do pressuposto de que a fé cristã não é possível sem a comunidade, pois na base do ser cristão está a comunidade eclesial, discípula missionária de Jesus. O ato concreto e visível em uma comunidade de fé se dá na vivência do Evangelho, assim chamada a ser sinal do Reino. A Santa Missa de envio dos catequistas foi presidida pelo pároco padre Maurino Pinheiro Mota.

A Vocação do ser catequista foi gerada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações de seus catequizandos como mensageiro e anunciador da Boa Nova. Você não é só transmissor de conhecimentos, pois sua experiência está no Encontro Pessoal com a pessoa de Jesus Cristo. Descobrir-se catequista é sentir o chamado de Deus, reconhecer-se vocacionado e colocar a catequese no projeto pessoal de vida. A partir daí esta missão se torna fonte de realização para o catequista. Contudo, os desafios de catequizar, nestes tempos de pandemia, fazem essa missão cada vez mais exigente.

Que a benção amorosa do Pai, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida, hoje e sempre.

Com este gesto, iniciamos o ano catequético, celebrando os desejos e sonhos, os projetos e desafios, que carregamos na bonita missão de evangelizar, por meio da catequese. A coordenação catequética da paróquia é motivada a usar de criatividade pastoral, para realizar a catequese presencial, quando o contexto de pandemia permitir, seguindo rigorosamente todos os cuidados sanitários exigidos nos protocolos para evitar a disseminação do COVID -19.