Missa em agradecimento aos colaboradores da festa de São Francisco

A celebração eucarística foi celebrada em ação de graças pelos colaboradores das campanhas e equipes de trabalho da festa de São Francisco. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A manhã deste dia 04 de outubro começou agitada e abençoada para os paroquianos de São Francisco das Chagas. Além de celebrarem o dia do padroeiro da cidade, os fiéis se reuniram na Igreja Matriz – que também nesta data completa 171 anos – para renderem graças a Deus pelos colaboradores da 13ª festividade religiosa de São Francisco das Chagas e das campanhas do café, bezerros e do bongo empresarial.

O pároco do município, Pe. Wesley celebrou a Santa Missa às 10h com a transmissão ao vivo pela Rádio Paranaíba AM e contou com a participação de vários fiéis e colaboradores nesta manhã festiva em Rio Paranaíba. Em sua homilia o sacerdote além de falar sobre a vida de São Francisco, também agradeceu a todos as pessoas que alguma forma auxiliou na realização da festa de São Francisco das Chagas.

Segundo o pároco, a comunidade paroquial tem que muito o que agradecer a Deus e pedi ao padroeiro que ajude os fiéis da paróquia cresça na fé e na santidade cristã. De acordo com Pe. Wesley em seu agradecimento as equipes de trabalho e aos colaboradores, é uma alegria grande ao perceber a unidade e alegria de muitos na realização da festa de São Francisco.

Confira abaixo, o agradecimento que Pe. Wesley fez aos colaboradores das campanhas e equipes de trabalho da festa de São Francisco.

Hoje eu rezo essa Eucaristia, em ação de graças pelas equipes de trabalho da festa de São Francisco. Eu vejo e percebo no coração de nossa paróquia que a muito o que temos que agradecer a Deus. Deus está presente no coração de nossa paróquia e que São Francisco os ajude a crescer na fé e na santidade cristã. Fico muito feliz em perceber a unidade, a alegria de muitos na realização da festa de São Francisco e na minha oração pessoal nesta manhã, eu agradecia a Deus porque sou um padre privilegiado.

Deus colocou pessoas maravilhosas na minha vida que me ajudam muito no trabalho da evangelização na Paróquia São Francisco das Chagas. Que Deus abençoe a cada um de vocês. Viva a espiritualidade de São Francisco: a alegria que brota do evangelho. Viva e alimente a sua fé da força que brota da eucaristia. E a cada ano, venho percebendo que a nossa paróquia está crescendo espiritualmente e sobretudo fazendo a opção em viver a espiritualidade de São Francisco: a prática da caridade, a disponibilidade, o amor a Igreja. Isso é muito bonito em ver no coração de uma paróquia: a alegria de servir a Igreja de Jesus Cristo.

Meu muito obrigado a todos que participam e participaram das equipes de trabalho. Neste ano eu fiz uma opção de diferente: esse ano eu fiz um proposto pessoal, meu, Pe. Wesley, de visitar boa parte das regiões de nosso município. Eu tive a oportunidade de ao longo de dois meses, de visitar boa parte de quase todas as regiões do município, celebrando a Eucaristia nas residências e partilhando um pouco da espiritualidade de São Francisco.

A minha gratidão a todas as famílias que abriram as suas portas para a missa e a novena de São Francisco, que é um momento muito bonito e rico em espiritualidade. Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, de conversar, dialogar e partilhar um pouco da espiritualidade de São Francisco. Que Deus nos ajude e São Francisco nos abençoe!

Que nós continuemos de mãos de dadas olhando para a mesma direção: Jesus Cristo. E sobretudo cultivando a alegria pedida por São Francisco. Algo muito bonito de ser lido na vida de São Francisco é a sua insistência em pedir aos frades a alegria e eu concluo essa missa de hoje, pedindo aos meus colaboradores de pastorais, movimentos e campanhas de São Francisco: que essa alegria pedida por São Francisco, esteja presente em seu coração. Naquilo que deu certo, estejamos perto de Deus e naquilo que não deu certo, também estejamos perto de Deus. O que importante é que nós fazemos aquilo que Deus nos pede e façamos com muito amor, com simplicidade e confie na providência divina. Deus sabe o que faz.

Durante o momento de ofertório, os coordenadores de cada equipe de trabalho da festa de São Francisco entraram em procissão levando ao altar, tudo o que representa ou que representou seus trabalhos durante a festividade. O pároco, no entanto, encerrou a celebração eucarística invocando a bênção pela intercessão de São Francisco, padroeiro da paróquia e santo do dia.

Ainda neste domingo, teremos às 19h, a procissão saindo da Praça de São Francisco no bairro São Francisco, até a Igreja Matriz, onde será celebrada a Celebração Eucarística de encerramento da 13ª festividade religiosa de São Francisco, com a presença de todas famílias, agentes de pastorais e movimentos, comunidades urbanas e rurais e toda comunidade paroquial.

Após a santa missa, acontece a movimentação da barraquinha de São Francisco na Praça de Igreja Matriz, onde terá o sorteio de vários brindes, como uma Tablet e uma TV de 32’’ e ainda, a comercialização de alimentos, guloseimas e bebidas. Participe conosco você e sua família!

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo