Movimento da Mãe Rainha celebrou centenário no último sábado

Foto: Arquivo Pessoal/Clênio Alves

Aconteceu neste último sábado (18) na igreja Matriz de Rio Paranaíba, a celebração eucarística onde celebrado o Centenário da Aliança de Amor do Movimento Apostólico de Schoenstatt, movimento que também é conhecido em Rio Paranaíba por ‘Movimento da Mãe Peregrina’. O movimente começou em Rio Paranaíba começou em 2000, após uma iniciativa do casal Eurides Rita Filho e Maria Antônia de Resende que se tornaram coordenadores do movimento. Nessa ocasião, peregrinava apenas quatro capelinhas para 120 famílias em toda cidade. Atualmente cerca de 1250 famílias são visitadas pela imagem da Mãe Peregrina.

O Movimento da Mãe Rainha foi fundado pelo Padre Kentenich no dia 18 de outubro de 1914 no “Santuário Original”, uma modesta capela consagrada à Santíssima Virgem. Schoenstatt interpreta essa fundação como uma “Aliança de Amor”, segundo o modelo bíblico da Aliança de Deus com os homens. Nos dias atuais o movimento está presente em mais de 110 países e atraí a devoção em vários de fiéis.

O movimento em Rio Paranaíba sempre celebração ação de graças no terceiro sábado do mês, às 19h30min na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas.

Texto: Gilberto Martins