A Campanha Missionária neste ano, no contexto da pandemia que nos afeta, exigirá criatividade. Para isso, apresentamos os materiais de animação do mês missionário também de forma digital. A novena missionária e todos os materiais da Campanha Missionária 2020 estão disponível para download no site das POM. Também é possível fazer a compra dos livrinhos da novena missionária e receber na sua casa.

O tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8) destacam a dimensão existencial da missão: “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo”(EG,273). Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia.

Trazemos alguns outros pontos importantes a serem destacados neste ano:

Confirmação da Campanha Missionária 2020

O Papa Francisco na Solenidade de Pentecostes, 31 de maio de 2020, em São João de Latrão/Roma, publicou a mensagem para o Dia Mundial das Missões que acontecerá no dia 18 de outubro de 2020. Afirma o Papa: “Desejo manifestar a minha gratidão a Deus pelo empenho com que, em outubro passado, toda a Igreja viveu o Mês Missionário Extraordinário. Estou convicto de que isso contribuiu para estimular a conversão missionária em muitas comunidades no caminho indicado pelo tema “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Com base nesta mensagem do Papa Francisco, a Congregação para Evangelização dos Povos e o presidente internacional das Pontifícias Obras Missionárias, Dom Giampietro Dal Toso, confirmaram a realização da Campanha Missionária 2020.

Animação da Campanha Missionária 2020

No Brasil, desde 1972, celebramos em outubro o mês missionário. Para motivar a vivência do mês se produzem materiais que ajudam na reflexão e na animação missionária. Os cartazes, novenas, santinhos, mensagem do Papa e envelopes já foram enviados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) a todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do país. O único item cobrado da diocese é a novena missionária e os demais materiais são enviados gratuitamente.

Sugerimos que os materiais sejam adaptados ao novo normal e propomos aos conselhos missionários e às coordenações de pastoral que facilitem o acesso aos materiais impressos e virtuais às famílias para realizarem a novena em casa.

Incentivamos também o lançamento virtual da campanha, formações não presenciais e lives para refletir o tema e rezarmos a novena missionária.

Coleta Missionária

A coleta Missionária realizada no penúltimo final de semana de outubro (17 e 18) se mantém, uma vez que foi confirmada pela Congregação para Evangelização dos Povos. Neste ano, junto com o material da campanha, foi enviada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, com prestação de contas da coleta missionária de 2019. O fundo internacional de solidariedade ajudou na formação, animação e cooperação missionária em diferentes projetos nos cinco continentes: catequese, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, postos de saúde, centros de saúde mental, escolas, atendimentos à família, formação missionária ad gentes, etc. O Brasil na última campanha contribuiu para este fundo com o valor de R$8.854.027,18.

De acordo com o Papa Francisco, “celebrar o Dia Mundial das Missões também significa reafirmar como a oração, a reflexão e a ajuda material de suas ofertas são oportunidades para participar ativamente da missão de Jesus em sua Igreja. A caridade, expressa nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro, destina-se a apoiar o trabalho missionário realizado em meu nome pelas Obras Missionárias Pontifícias, a fim de atender às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas, em todo o mundo, para a salvação de todos”.

Para facilitar as doações em tempos de pandemia, iremos criar um QR Code para doações espontâneas, não excluindo os repasses que cada Igreja local envia para as Pontifícias Obras Missionárias para serem repassados ao fundo internacional de solidariedade, administrado pela Congregação para Evangelização do Povos.

Texto e fotos: POM

http://Novena missionária e materiais da Campanha 2020 já estão disponíveis no site das POM