Pastorais e movimentos homenageiam Pe. Wesley pelo seu aniversário sacerdotal

Os membros de movimentos e agentes de Pastorais homenagearam o pároco pelos 10 anos de sacerdócio. (Foto: Edson Rocha/PASCOM)

No último dia 10 de junho, o pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino completou 10 anos sacerdócio e para comemorar essa data, durante a última reunião do Conselho Paroquial de Paroquial (CCP), os coordenadores e membros das pastorais e movimentos da Paróquia São Francisco das Chagas realizou uma surpresa para o sacerdote que celebrava com muita alegria e graça do ministério sacerdotal em sua vida.

Antes de encerrar a reunião, a coordenadora da Pastoral Litúrgica e uma das coordenadoras da Comunidade do Divino Pai Eterno, Lourdes Carvalho, leu uma bonita mensagem onde os paroquianos de São Francisco homenagearam o Pe. Wesley e agradeceram pelos seus relevantes serviços a nossa paróquia. Em seguida foi cantado o tradicional parabéns e Pe. Wesley partiu o bolo de aniversário e sem seguida todos se confraternizaram.

Na página oficial da Paróquia São Francisco das Chagas no Facebook, várias pessoas de Rio Paranaíba e cidades como Patos de Minas, Patrocínio, Serra do Salitre, Monte Carmelo e Perdizes, manifestaram as suas congratulações e felicitações para ao sacerdote.

A caminhada vocacional

Foto: Arquivo Pessoal/Pe. Wesley Balbino
(Foto: Arquivo Pessoal/Pe. Wesley Balbino)

O jovem Wesley Roberto Balbino ingressou no Seminário Maior ‘Dom José André Coimbra’ no ano de 1998, quando ainda o então, Vigário Geral da Diocese de Patos de Minas, Pe. Geraldo Magela Almeida era reitor. Pe. Wesley terminou seus estudos no seminário em 2004, sendo ordenado diácono no mesmo ano pelo então bispo diocesano Dom João Bosco Oliver de Faria.

Após 10 meses de diaconato, Dom João Bosco ordenava sacerdote, na cidade de Serra de Salitre no dia 10 de junho de 2005, Pe. Wesley Roberto Balbino na Paróquia São Sebastião. Seu primeiro compromisso com a Igreja, já como sacerdote, foi ser reitor do Seminário Propedêutico “Dom Jorge Scarso” em Lagoa Formosa, o que atualmente já colheu frutos dessa missão. Logo em seguida, administrou as paroquia de Nossa Senhora do Carmo em Monte Carmelo e Santa Terezinha em Patrocínio. Ainda em Patrocínio, ele auxiliou na formação dos seminaristas do Seminário Menor “Monsenhor Josias Tolentino de Araújo” como diretor espiritual, confessor e  ecônomo da mesma casa de formação.

Em 18 de maio de 2007 foi nomeado pároco da Paróquia Santa Terezinha de Patrocínio, onde permaneceu até novembro de 2010, quando, por fim, foi nomeado pelo bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, pároco de Rio Paranaíba. No dia 08 de dezembro de 2010, às 10h a comunidade paroquial de São Francisco das Chagas o recebia de abraços abertos.

Pe. Wesley cativou a todos pela sua sabedoria em conduzir o povo de Deus ao caminho do Pai, seguindo sempre o que se pede a Santa Mãe Igreja. A comunidade paroquial de São Francisco das Chagas o parabeniza e deseja que Deus possam sempre lhe abençoar e dar forças para responder a cada nova manhã, o seu “SIM” à sua vocação e a Deus.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Fotos: Edson Rocha – PASCOM