Posse de Pe. Maurino: conheça um pouco da história do novo pároco de Rio Paranaíba

(Arte: Gilberto Martins)

No último dia 06 de dezembro, durante a última reunião do clero no Seminário Maior Dom José André Coimbra em Patos de Minas, o bispo diocesano Dom Frei Cláudio Nori Sturm anunciou a transferência de diversos padres em 2017. Uma das transferência que pegou milhares de fiéis de surpresa foi a do pároco da Paróquia São Francisco das Chagas em Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Abadia dos Dourados.

Padre Wesley além de ser pároco, também será reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia que, anualmente recebe centenas de milhares de fiéis na festividade religiosa da padroeira. Na oportunidade, Dom Cláudio também anunciou o sacerdote que assumirá a Paróquia São Francisco das Chagas em Rio Paranaíba: Padre Maurino Pinheiro Mota.

Mais quem é Pe. Maurino? Confira um pouco do histórico do novo pároco de Rio Paranaíba que tomará posse no próximo dia 03 de fevereiro, às 19h na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas.

Nascido aos 09 dias do mês de junho de 1969, Pe. Maurino é natural de Monjolinho, distrito de Lagoa Formosa. É filho do senhor Sebastião José Pinheiro e da senhora Jaira Pinheiro Mota. O sacerdote concluiu o curso de filosofia no Seminário Maior “Maria Imaculada” em Araxá, na época do então reitor Pe. Sérgio Paulo Machado.

Posteriormente cursou Teologia entre os anos 1992 e 1994, no mesmo seminário, sob a reitoria dos Pe. José Moreira de Melo e do agora Monsenhor Antônio Severo Alves. Recebeu o ministério de leitorato no dia 29 de dezembro de 1991, durante celebração eucarística presidida pelo saudoso bispo emérito de Patos de Minas, Dom Jorge Scarso.

Cerca de um ano e meio mais tarde, durante celebração eucarística na Catedral de Santo Antônio de Pádua, o seminarista Maurino recebera o ministério de Acólito. Sua ordenação diaconal aconteceu em Patos de Minas, no dia de Nossa Senhora Aparecida em 1994. Já em março de 95, através da imposição das mãos do então bispo Patense, Dom João Bosco Óliver de Faria, foi ordenado sacerdote na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade em Lagoa Formosa, sua terra natal.

Desde então, Pe. Maurino já desempenhou várias atividades na Diocese de Patos de Minas, sendo vigário, reitor, pró-vigário geral da diocese, pároco, ecônomo da Mitra Diocesana, entre várias outras atividades nas cidades por onde passou. Atualmente, era pároco da Paróquia São Vicente de Paulo em Patos de Minas e ecônomo da Mitra Diocesana.

Agora, Pe. Maurino passa a escrever sua história em Rio Paranaíba, que o acolhe de braços abertos e com os corações cheios do amor de Deus. Por isso, esteja conosco no próximo dia 03 de fevereiro, às 19h na Igreja Matriz, para acolher o novo pároco e bem como, render graças a Deus por sua vida e pelo chamado vocacional.

Seja bem-vindo Pe. Maurino!

Texto: Gilberto Martins – Jornalista responsável pela Pascom