Programação da Semana Santa 2019 em Rio Paranaíba é divulgada

A Paróquia São Francisco das Chagas divulgou a programação da Semana Santa em Rio Paranaíba. A programação terá início no Domingo de Ramos que, neste ano acontece no dia 14 de abril e se estenderá até o Domingo da Ressurreição, no dia 21 de abril.

Uma das alterações deste foi no domingo de Ramos, onde será feita duas bênçãos de ramos sendo que às 08h30 será realizada na Praça do Cristo e às 18h30 na Praça da Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário. As duas procissões de Ramos irão para Igreja Matriz, onde será celebrada a Santa Missa.

Encerrando a Semana Santa em Rio Paranaíba, acontecerá no último domingo da Ressurreição, ou seja, Domingo da Páscoa, às 05h a procissão saindo da porta do Cemitério Municipal até a Igreja Matriz onde acontecerá a Santa Missa. Ao longo do dia também serão celebradas outras missas: às 09h e às 19h na Igreja Matriz.

Dia 14 de abril: Domingo de Ramos (Coleta da Campanha da Fraternidade – 2019)

Comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém

08h30: Bênção dos Ramos na Praça do Cristo saindo em procissão para a Igreja Matriz

09h: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz

18h30: Bênção dos Ramos na Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, saindo em procissão para Igreja Matriz

19h: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz

Dia 15 de abril: Segunda-feira Santa

09h: Missa e Unção dos Enfermos na Igreja Matriz, com a participação da Pastoral da Saúde, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e o Apostolado da Oração.

19h: Missa na Igreja Matriz e Procissão de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja de São Vicente de Paulo, acompanhada por todos.

Dia 16 de abril: Terça-feira Santa

19h: Missa na Igreja Matriz e Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, acompanhada por todos.

Dia 17 de abril: Quarta-feira Santa

18h30: Procissão de Nosso Senhor dos Passos, acompanhada pelos homens, saindo da Igreja de São Vicente de Paulo até a Igreja Matriz

18h30: Procissão de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pelas mulheres, sando da Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja Matriz

19h: Missa e Encontro das Imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores na Igreja Matriz.

TRÍDUO PASCAL

Dia 18 de abril: Quinta-feira Santa

09h: Missa da Unidade na Catedral de Santo Antônio em Patos de Minas, com a bênção dos Santos Óleos usados nos Sacramentos da Igreja.

19h: Missa e Rito do Lava-pés na Igreja Matriz

Em seguida procissão de Transladação do Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja Matriz para a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

21h às 22h: MECE (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística), Pastoral da Esperança e Dízimo

22h às 23h: MECE, Pastoral da Criança

23h às 24h: MECE, Pastoral Universitária e Movimento da Consciência Negra

00h às 01h: MECE, Vicentinos, Consocias e Jovens Vicentinos

01h às 02h: MECE, ECC e Terço dos Homens

02h às 03h: MECE, Ministros da Palavra e do Matrimônio

03h às 04h: MECE, RCC

04h às 05h: MECE, RCC

05h às 06h: MECE, EJC

06h às 07h: MECE, Apostado da Oração, Famílias que participam do Movimento Mãe Peregrina

07h às 08h: MECE, EAC, Coroinhas e Escolas Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura

08h às 09h: MECE, Pastoral Catequética: pais, catequistas e catequizandos

09h às 10h: MECE, Terço das Mulheres, Mães que oram pelos filhos

10h às 11h: MECE, Pastoral Litúrgica, APAE e Escola Municipal Padre Goulart

11h às 12h: MECE, Pastoral Familiar

12h às 13h: MECE, MECE, SAV (Serviço de Animação Vocacional), Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

13h às 14h: MECE, Pastoral da Saúde e Escola Estadual Professor José Luiz de Aráujo

14h às 14h30: MECE, COPAE e CPP

Dia 19 de abril – Sexta-feira Santa

Jesus se imolou por amor à Igreja e a Igreja cheia de amor, volta-se para Jesus.

Para os maiores de 14 anos: Dia de abstinência de carne.

Para os maiores de 21 anos: Dia de jejum e abstinência.

Quem já completou 59 anos e os doentes: Estão dispensados do jejum e da abstinência.

(Reflexão: Is 58 – O verdadeiro jejum)

15h: Celebração da Palavra com Eucaristia e Adoração da Cruz na Igreja Matriz

19h: Procissão do Senhor Morto saindo da Comunidade do Divino Pai Eterno até o Cemitério Municipal.

– Trazer velas para a Procissão do Senhor Morto.

Trajeto da procissão: Saindo da Comunidade do Divino Pai Eterno passando pelas seguintes ruas: Vereador Augusto Antônio de Carvalho, Rua Francisco de Paula Moura Neto, Rua João Leandro até o Cemitério Municipal.

Dia 20 de abril – Sábado Santo

19h: Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz

Trazer velas, para a Renovação das Promessas Batismais.

Dia 21 de abril – Domingo de Pascoa (Ressurreição do Senhor)

05h: Procissão da Ressurreição saindo do Cemitério Municipal até a Igreja Matriz com a Celebração da Santa Missa

09h: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz

19h: Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, encerrando a Semana Santa.

Texto: Gilberto Martins – Jornalista Responsável pela PASCOM