Realizada a primeira reunião do CPP do ano em Rio Paranaíba

Foi realizada na noite desta terça-feira (20), a primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) da Paróquia São Francisco das Chagas. A reunião comandada pelo pároco Pe. Maurino Mota teve início por volta das 20h e contou com a participação de representantes de pastorais, movimentos, comunidades urbanas e COPAE.

No início da reunião foi lida e assinada a ata da última reunião realizada em novembro do ano passado, seguida da apresentação da nova coordenação do CPP. Júnior e Gleire assumiram o cargo pelos próximo dois anos na paróquia.

Durante a reunião, ficou definido que os locais do mutirão de confissões que será realizado no próximo dia 14 em Rio Paranaíba será nos locais de costumes – Igreja Matriz, Centro Catequético e Casa de Formação do Divino Pai Eterno – e que será nos mesmo horários do ano passado começando às 09h indo até às 11h30. Voltando às 14h30 e indo até às 17h e por fim, encerrando, começando às 19h e concluindo às 21h.

Também ficou definido que serão realizadas duas bênçãos e procissões de ramos neste ano. Ficou estabelecimento após conversa com os presentes que, às 08h30 acontecerá a primeira bênção do dia na Praça da Igreja do Rosário de onde sairá a procissão até a Igreja Matriz, quando acontecerá a celebração eucarística transmitida pela Rádio Paranaíba.

À noite, por volta das 18h, acontecerá uma outra bênção dos Ramos na Praça do Cristo no bairro Alto Santa Cruz. A procissão sairá na sequência para a Igreja Matriz, onde será presidida a missa na sequência.

O pároco ainda comentou sobre a programação da Semana Santa que ficou conforme a tradição na paróquia. Com missas na segunda-feira com a procissão com o Senhor dos Passos indo até a Igreja de São Vicente; na terça-feira com a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores indo até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e na quarta-feira, a procissão de encontro na Igreja Matriz, seguida da celebração. Todas as missas realizadas às 19h.

Finalizando a reunião, um dos coordenadores da festa de São José, João Luiz Primo – o Joãozinho -, falou sobre as novidades da festividades neste ano e pediu o apoio de todas as pastorais e movimentos para o novo desafio da comunidade. Toda a programação do evento será realizado ao lado do lote onde será construindo a Capela de São José.

Joãozinho ainda destacou que as obras só não começaram porque a comunidade está esperando passaram a festividade religiosa do padroeiro e que na segunda quinzena de marco as obras serão iniciadas.

Os coordenadores da Pastoral Familiar também fizeram uso da palavra e destacaram que neste ano será realizado o mutirão de casamento e que a data já está marcada para o dia 27 de outubro. Dessa forma, o pároco finalizou as atividades e marcou a próxima reunião para o dia 20 de março, três dias antes do seu aniversário de 24 anos de vida sacerdotal.

Texto: Gilberto Martins

Foto: Edson Rocha