Recrutamento vicentino reúne cerca de 130 jovens em Arapuá neste domingo

Cerca de 130 jovens participaram do evento neste domingo em Arapuá. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

O Conselho Central de Lagoa Formosa realizou neste domingo (29) na Paróquia São João Batista de Arapuá, o primeiro “despertar vicentino”. O evento reuniu jovens de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa num clube da cidade e contou com muita disposição e alegria dos vicentinos durante todo o dia.

O recrutamento vicentino, como é chamado pela organização, foi o primeiro evento realizado para jovens que participam das conferências da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Arapuá. A realização de palestras de acolhida e de reflexão tomou a atenção dos cerca de 130 jovens.

No período matutino, os vicentinos saíram em passeata pelas ruas de Arapuá até chegar à Igreja Matriz de São João Batista, para a celebração eucarística presidida pelo pároco Pe. Nilson Fernandes que, neste domingo também estava comemorando junto à comunidade seu aniversário natalício.

O sacerdote durante a celebração explicou aos fiéis o sentido do Tempo do Advento, dizendo que esse tempo pode ser dividido em duas partes: uma primeira parte, faz relação aos dois primeiros domingos, que falaram sobre a segunda vinda do Cristo Messias e por fim, a segunda parte, que faz relação aos dois últimos domingos que antecedem ao Natal e que aborda a vinda do Menino Deus ao mundo.

Padre Nilson ainda recebeu homenagem da comunidade paroquial arapuense ao término da celebração, em decorrência da passagem do seu aniversário natalício que ocorrerá neste segunda-feira (30) e agradeceu a participação dos jovens que estavam realizando o encontro na cidade.

Retornando ao local do recrutamento, os jovens ainda tiveram dinâmicas e muita música com a animação do Ministério de Música Unidos por Cristo da Renovação Carismática Católica (RCC) de Rio Paranaíba e foram preparadas e servidas várias refeições aos participantes pela organização do evento.

Ao encerrar o evento, a presidente da Comissão Nacional da Juventude Vicentina, Nadielle Marques conversou com nossa reportagem e nos contou que o intuito do “despertar vicentino” era de levar novos jovens para a SSVP. Ainda de acordo com ela, a expectativa para a realização do evento não foi tanto pelo tanto número de participantes, mas que desperte o desejo de cada vez as conferências de Arapuá tenham mais jovens atuantes.

“O objetivo desse despertar vicentino era trazer novos confrades e consocias para a Sociedade São Vicente de Paulo, devido a necessidade que o Conselho Particular de Arapuá tinha de ainda não ter realizado um evento para a juventude vicentina. A expectativa que temos, na verdade, não era o tanto de jovens que a gente acolheu aqui no evento, que até superou nossas expectativas com a participação de cerca 130 jovens e sendo que maioria ainda não é vicentino. Temos a expectativa, no entanto, de que cada vez mais engaje mais jovens na SSVP, principalmente aqui na cidade de Arapuá. Mas também não deixemos de acolher em nossas cidades, as quais a Sociedade São Vicente de Paulo tem abrangência”, disse a presidente.

O próximo recrutamento será realizado na cidade de Carmo do Paranaíba, fechando assim, o ciclo de recrutamento nas cidades pertencentes ao Conselho Central de Lagoa Formosa.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo