Segunda noite da Festa do Rosário tem grande participação dos fiéis

Vários fiéis participaram da Celebração Eucarística com o pároco, Pe. Wesley Balbino. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A segunda noite da festividade religiosa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Rio Paranaíba contou com a participação de várias pessoas na Igrejinha do Rosário. A programação começou a ser cumprida às 18h com a recitação do terço cantado pelo movimento da Consciência Negra e logo em seguida, a celebração eucarística com o pároco, Pe. Wesley Balbino.

Em sua pregação Pe. Wesley ajudou os fiéis a compreenderem o tema de várias canções dos ternos de congadas e moçambiques: “Hoje aqui viemos para saudar Nossa Senhora e São Benedito…”, segundo ele, a festividade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é tomada de gratuidade, ou seja, pessoas que assim como Nossa Senhora, doam seu tempo à Deus, na preparação da festa.

Antes, porém, de encerrar a celebração eucarística, o sacerdote convidou a todos os presentes e estenderem as mãos em direção à imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Beneditos para rezarem e fazerem seus pedidos pessoais. Amanhã, domingo, momento ápice da festa, são esperados pela organização da festa, cerca de 25 ternos de congadas e moçambique de diversas cidades do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiros e cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

A programação começa cedo e logo às 05h da manhã, será realizada uma alvorara festiva para receber os visitantes e logo em seguida, às 07h será feita recepção dos ternos de congadas e moçambiques com o café da manhã no Parque de Exposições de Rio Paranaíba. Já às 10h, como de costume, será celebrada a celebração eucarística na Igreja Matriz com a participação dos visitantes.

O tradicional ‘almoço do Rosário’ começará a servido às 11h45 também no Parque de Exposições para todos os visitantes e os foliões. Para encerrar o dia com chave de ouro, às 15h será celebrada a ‘Missa Conga’ na Praça de Igreja do Rosário e seguida a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito com a participação dos ternos de congadas e moçambiques. Logo após a celebração eucarística, ainda será servido às 17h o jantar no Parque de Exposições de Rio Paranaíba.

Participe conosco desde momentos festivo em nossa paróquia!

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo