Semana Santa reúne vários fiéis em Rio Paranaíba

A Semana Santa em Rio Paranaíba teve uma grande participação de fiéis nas celebrações eucarísticas, procissões e vigília realizada durante a semana. No domingo de Ramos, em que se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho, centenas de fiéis com ramos nas mãos participaram das duas bênçãos que foram realizadas na cidade.

Na segunda-feira e terça-feira foram realizadas as procissões com as imagens de Nossa Senhora das Dores até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja de São Vicente de Paulo, ao lado da Casa de Repouso. Já quarta-feira, aconteceu o tradicional encontro das imagens na porta da Igreja Matriz e em seguida a celebração eucarística presidida pelo pároco, Pe. Maurino Mota.

Quinta-feira Santa, tradicionalmente o clero da Diocese de Patos de Minas se reúne na Catedral de Santo Antônio de Pádua para a Missa da Unidade, onde são abençoados pelo bispo diocesano, Dom Frei Cláudio Nori Sturn os óleos que serão utilizados nas diversas paróquias espalhadas por toda extensão da diocese.  Neste dia também, os padres também renovam as promessas que fizeram no dia suas ordenações diante do bispo e da igreja presente.

À noite, a Igreja celebra a Instituição da Eucarística e Mandamento do Amor, na celebração eucarística em que se recorda o gesto de Jesus Cristo de lavar os pés de seus discípulos. Este momento nos chama a uma reflexão profunda sobre essa nobre atitude de Cristo. Após a missa, em Rio Paranaíba, os Ministérios Extraordinários da Comunhão Eucarística e membros de pastorais, movimentos e conselhos passaram a noite em vigila no Centro Catequético, diante do Santíssimo Sacramento até às 14h30 da Sexta-feira Santa.

O Rito do Beijo na Cruz que se celebra às 15h da Sexta-feira Santa, contou com a presença de diversas pessoas na Igreja Matriz. À noite, ainda foi realizada a tradicional procissão do Senhor Morto que saiu da Comunidade do Divino Pai Eterno até o Cemitério Municipal, onde o pároco da cidade fez uma breve reflexão sobre o momento que a Igreja estava vivenciando. Durante a procissão teve o cântico de Verônica que, tradicionalmente é interpretado pela senhora Gilma que participa do Coral São Francisco.

No sábado santo, aconteceu a benção do fogo santo e celebração da Vigília Pascal. Cristo Vive e está entre nós. Vários fiéis, empunhando velas participaram da celebração eucarística que teve a renovação das promessas batismais. Encerrando a Semana Santa em Rio Paranaíba, às 05h30 do Domingo de Páscoa, foi realizada a procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado saindo do Cemitério Municipal até a Igreja Matriz, onde foi presidida a Santa Missa de Páscoa.

Ao longo do Domingo de Páscoa ainda foram celebradas outras três missas em Rio Paranaíba pelo pároco. No término da celebração eucarística, Pe. Maurino fez questão de agradecer a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para que a Semana Santa em Rio Paranaíba fosse realizada.

Texto: Gilberto Martins

Fotos: Gilberto Martins e Edson Rocha