Solene concelebração do Crisma reúne vários fiéis em Patos de Minas

Dom Cláudio abençoa os Santos Óleos. (Foto: Divulgação/Patos Hoje)

Na manhã desta Quinta-feira Santa (02) aconteceu em Patos de Minas a tradicional concelebração eucarística do Crisma, também conhecida como ‘celebração da unidade’. Nesta ocasião diante do clero patense e de toda igreja, o bispo diocesano Dom Cláudio Nori Sturm abençoa os santos que serão usados nos diversos sacramentos durante o ano nas paróquias pertencente a Diocese de Patos de Minas.

Após a pregação de Dom Cláudio, os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais com o firme propósito de obediência ao bispo e à Igreja. Em seguida, três sacerdotes entraram em procissão com os santos óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos enfermos levando-os até o altar para serem abençoados pelo bispo um a um. Segundo o jornalista Maurício Rocha do portal Patos Hoje, a Catedral de Santo Antônio de Pádua ficou completamente tomada por fiéis, sacerdotes, diáconos e seminaristas que foram participar da celebração.

A Missa do Crisma deve ser celebrada, preferencialmente, na Quinta-feira Santa na Igreja Catedral, Sé de toda a Igreja Particular. Por isso, o bispo e os sacerdotes constituídos na última Ceia, “servos do Mistério”, realizam a unidade do seu sacerdócio no único grande Sacerdote, Jesus Cristo. Nesta Santa Eucaristia manifesta-se o mistério do sacerdócio de Jesus Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada Igreja local, que renovam hoje seu compromisso ao serviço do povo de Deus.

O Bispo Diocesano, como pastor próprio da sua Igreja Particular, cercado pelos outros sacerdotes, abençoa os Santos Óleos, que serão usados nos diversos sacramentos: o óleo do crisma, misturado com perfumes, para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos, que será ministrado no Batismo quando o batizado torna-se participante da Igreja e herdeiro da vida futura no céu; e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença. Através de uma realidade terrena já transformada pelo trabalho do homem – o óleo – e de um gesto simples e familiar – a unção –, exprime-se a riqueza da nova existência em Cristo, que o Espírito continua a transmitir à Igreja até o fim dos séculos.

Ainda como parte da programação desta Quinta-feira Santa em Rio Paranaíba, teremos a Solene Celebração Eucarística do “Lava-pés”, às 19h na Igreja Matriz. Nesta celebração relembramos ainda, o momento em Jesus Cristo institui o sacramento da Eucaristia. Logo após a celebração, teremos a Vigília Pascal durante toda a noite até às 14h30min desta Sexta-Feira Santa do Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Participe conosco!

Com informação do Portal Patos Hoje