Solenidade de Pentecostes reúne vários fiéis na Igreja Matriz de Rio Paranaíba

Centenas de fiéis participaram da Celebração Eucarística na Igreja Matriz. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A solenidade de Pentecostes em Rio Paranaíba deste ano ficará marcada na vida de muitos fiéis que participaram na programação preparada pela Renovação Carismática Católica (RCC) em conjunto com a Paróquia São Francisco das Chagas na Igreja Matriz neste domingo (24). O grande comparecimento dos jovens da Juventude Franciscana (EAC, MAC, EJC, GOU, Pastoral Universitária e Juventude Vicentina) fez com a animação tomasse conta do evento.

A programação começou às 16h com o momento de louvor e a animação do Ministério de Música Unidos por Cristo do município e não deixou ninguém parado. Aos poucos, várias pessoas das comunidades rurais e de outras cidades também chegaram para participar da celebração de Pentecostes em Rio Paranaíba. O coordenador da RCC na Diocese de Patos de Minas, João Batista, também participou do evento e fez a pregação para os participantes sobre o tema: “Reaviva a chama do dom de Deus que está em Ti” (cf. 2Tm 1,6).

Atentos, os fiéis foram convidados por João Batista para fazerem um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando sua participação em Rio Paranaíba. Nossa reportagem conversou com o pregador e segundo ele, em várias cidades da Diocese de Patos de Minas, a RCC realizou em conjunto com outras pastorais e movimentos vários eventos e viveram a graça da unidade. “Em todas as andanças que tive durante o dia de Pentecostes, pude perceber um povo sedento e quando nós trazemos esse tema: ‘Reaviva a chama do dom de Deus que está em Ti’, é com o desejo de convidar as pessoas entenderem que o Espírito Santo está no coração de uma delas e a reavivar essa chama que é verdadeira e que recebemos no nosso batismo e confirmamos na Crisma. Isso é muito vivo e atual dentro de nós. Então, a proposta de tudo isso, que a diocese e o Brasil está vivendo é uma grande experiência no amor de Deus que é o derramamento do Espírito Santo”, concluiu João Batista.

Após a adoração, o pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino celebrou a Santa Missa para os fiéis que lotaram as dependências da Igreja Matriz para a celebração. Em sua homilia o sacerdote exortou aos presentes que o Espírito Santo revela a face misericordiosa de Jesus Cristo e que o cristão não pode fechar o coração para as novidades do Espírito.

Fiéis se aproximaram a convite do pároco, para a consagração à Nossa Senhora. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM

Ao término da celebração eucarística, o Movimento de Amizade Cristã (MAC) realizou a coroação à Nossa Senhora e em seguida, o sacerdote convidou toda a comunidade para se aproximarem perto da imagem de Nossa Senhora para se consagrarem à Maria. Dirigindo-se aos jovens, Pe. Wesley relembrou duas lições que se pode aprender com o Espírito Santo. “Vamos lá, a primeira lição: Para Deus nada é impossível. Tudo é possível para aquele que tem fé e confiança em Deus. Ainda temos uma segunda lição. Quando recebemos Maria como mãe no pé da Cruz. O discípulo amado levou Maria consigo para sua casa. Quem leva Maria para sua casa tem Jesus no seu coração”, disse o sacerdote.

Pe. Wesley encerrou a celebração eucarística exortando aos fiéis: “Agora, vamos pedir a bênção de Nossa Senhora para que possamos retornar para nossas famílias levando conosco Maria, para que ela nos conduza sempre à Jesus Cristo. E aquele que tem Jesus presente em seu coração, tem o seu Espírito, a sua graça e a sua bênção”.

A RCC de Rio Paranaíba realiza todas as segundas-feiras na Igreja Matriz, às 18h30min, o Grupo de Oração Nossa Senhora do Rosário e sempre às sextas-feiras, pela Rádio Paranaíba AM, às 18h, o programa Deus Fala. Participe do programa clicando aqui!

Texto: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo

Fotos: Martha Silva e Gilberto Martins / PASCOM