Terço dos Homens da Paroquia São Francisco das Chagas comemora 9 anos de implantação

O Terço dos Homens, como é chamado, manifestou-se, primeiramente, com a atitude de um grupo de poucos homens que rezavam o terço na rua durante o tempo em que suas esposas estavam nas reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento de Schoenstatt na Alemanha, em 1912.

É necessário enfatizar que o Terço dos Homens não é uma oração, ou uma devoção popular feita em minutos; é uma oração bem-feita, uma reflexão e a contemplação dos mistérios de Cristo. Eles gastam, geralmente, uma hora para rezar o Terço, rezam pausadamente, há cantos nos intervalos dos mistérios.

A cerimônia começa com a procissão de entrada de alguns membros do Terço dos Homens com uma Bíblia e uma imagem de Nossa Senhora, colocados, depois, em lugar antes estabelecido e durante a marcha religiosa usa-se um cântico conhecidos pelos participantes. A oração do terço apoia-se na repetição de Ave-Marias e Pais-Nossos, mas jamais tais orações serão em vão, em outras palavras, nunca despropositadas e orgulhosas, se devidamente expressadas. São Paulo nos diz para “orar sem cessar” (cf. 1Ts 5,17) e que nós oremos “sempre e por tudo” (Ef 5,20).

O Terço dos Homens da Paróquia São Francisco das Chagas da Diocese de Patos de Minas foi fundado, em 31 de maio de 2012, pelo pároco desta época, Padre Wesley Balbino, hoje Coordenador da Pastoral da Comunicação Diocesana e pároco da cidade de Abadia dos Dourados/MG.

Embora a data oficial de implantação foi dia 31 de maio, o aniversário de 9 anos do Terço dos Homens foi comemorado dia 26 de maio, quarta-feira passada, com a recitação do Terço às 20hs na Igreja Matriz presidida pelo Sr. Edinho e transmitida pela Rádio Paranaíba Maximus, e pelas redes sociais da paróquia. Foram convidados os coordenadores anteriores, sendo o Sr. Antônio Borges de Mendonça o primeiro coordenador do Terço dos Homens em nossa paróquia. Neste dia foram feitas homenagens e o atual coordenador, Sr. Antônio Carlos, fez uma bonita homenagem a seus antecessores e também falou da importância deste Movimento em nossa paroquia. Ele ressaltou ainda que o coral do Terço dos Homens é praticamente o mesmo desde o início da implantação, sendo o Joaozinho o coordenador do coral até os dias de hoje.

Antônio Carlos também aproveitou para fazer o convite para que mais fiéis estejam frequentando o Terço dos Homens, já que devido a pandemia, muitas pessoas estão receosas de participarem. Ele disse que todas as medidas de higienização são tomadas e levadas com muito zelo visando garantir maior segurança para todos. O Terço dos Homens é rezado sempre as quartas-feiras a partir das 20hs na Igreja Matriz. Todos estão convidados.