Teve início nesta sexta-feira a Festa do Rosário 2015

Várias pessoas prestigiaram o levantamento dos mastros na Praça do Rosário. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Teve início na noite desta sexta-feira (01), a tradicional festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Rio Paranaíba. A festa ocorrerá até o dia 04 de maio, segunda-feira, quando é feito o descimento dos maçarandas (Mastros de Nossa Senhora de Rosário e São Benedito). Várias pessoas lotaram as dependências da Igrejinha do Rosário para participarem da celebração eucarística com o pároco, Pe. Wesley Balbino.

Após a celebração, os ternos de congadas e moçambiques chegaram à Praça da Igreja de Nossa Senhora de Rosário trazendo consigo os mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para fazer o levantamento dos mesmos. Várias autoridades do município estavam presentes participando da celebração e prestigiando o desfile dos ternos. Logo em seguida os mastros foram abençoados e erguidos oficializando o início da festa do Rosário 2015 em Rio Paranaíba.

O comandante do Reinado de Rio Paranaíba, Jeremias Brasileiro também estará presente durante toda a festividade dando suporte para o bom andamento do evento que é reconhecido em todo estado. Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Jeremias contou um pouco da história desta festa no município e que por volta do ano de 1759, um pesquisador francês esteve em Rio Paranaíba e encontrou cerca de 10 homens com calças feitas de sacos de café levando a imagem de São Benedito.

Confira a entrevista na íntegra, abaixo:

Dando continuidade na programação da festa, neste sábado (02) teremos às 18h na Igreja do Rosário o terço cantado com a participação do Movimento da Consciência Negra e logo em seguida a celebração eucarística às 19h30min. Participe conosco!

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo