Tradição ainda reina e mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito são erguidos

Vários pessoas se reuniram para acompanharem o levantamento dos mastros. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Rio Paranaíba movimenta a cidade durante cerca de cinco noite de muita fé, devoção e tradição. A fé e a devoção podem ser percebidas nos rostos dos fiéis que participaram plenamente das novenas preparatórias e das celebrações eucarísticas durante a programação do evento.

Dessa forma, no entanto, a tradição traz consigo não só as danças dos ternos de congadas e moçambiques, mas também o trabalho voluntário de centenas de pessoas que chegam a virar várias noites organizando e ornamentando para receber centenas de visitantes no penúltimo dia da festividade.

Na noite desta sexta-feira (22), a comunidade paroquial de Rio Paranaíba se reuniu novamente para celebrar e vivenciar o segundo dia do tríduo que, contou com a celebração da santa missa presida pelo pároco, Pe. Wesley Balbino e recitação do terço na Igreja do Rosário. Durante esses dias de festividade também está acontecendo a preparação para o 18° Congresso dos Filhos e Filhas da Senhora do Rosário que aconteceu no próximo domingo.

Em sua pregação, Pe. Wesley exortou: “se alguém se achar melhor ou mais importante, que isso seja demonstrado pelo serviço, pela prática da caridade. O caminho para chegar ao Céu é o amor e a prática da caridade. A sua coroa, o seu bastão, o seu reinado, seja marcado com o reinado de Jesus Cristo: o serviço, a disponibilidade, a gratuidade, a caridade. Use o avental do serviço na Festividade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Uma coroa, um bastão, um reinado, se não for vivido no serviço, na disponibilidade e na gratuidade: faz um desserviço para a espiritualidade da Festividade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito”.

Após a celebração foi feito o levantamento dos na Praça da Igreja do Rosário. Diversas pessoas participaram do momento, onde os ternos de congadas e moçambiques de Rio Paranaíba saudaram Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em sinal de respeito e fé.

Neste sábado, entretanto, a festividade continua com a recitação do santo terço às 18h45 e com a celebração eucarística logo em seguida, na Igreja do Rosário. Reúna sua família e participe!

Confira as fotos desta noite!

Festa do Rosário - Dia 02

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor