Vários fiéis participam do primeiro dia do tríduo em louvor a São Francisco

Diversas fiéis participaram da celebração eucarística na Igreja Matriz, na noite desta quinta-feira (01). (Foto: Clênio Alves/MAC)
Diversos fiéis participaram da celebração eucarística na Igreja Matriz, na noite desta quinta-feira (01). (Foto: Clênio Alves/MAC)

A noite desta quinta-feira, primeiro de outubro, aconteceu a abertura do tríduo em louvor a São Francisco das Chagas na Igreja Matriz de Rio Paranaíba, com a participação das comunidades de Nossa Senhora da Abadia de Abaeté dos Mendes e Santa Rita de Cássia, com a presidência da celebração eucarística, o pároco do município, Pe. Wesley Balbino.

No dia em que a Igreja em todo mundo celebra Santa Teresinha do Menino Jesus, o sacerdote exortou aos fiéis que, aquele que permanece no amor Deus permanece com ele. Ainda de acordo com o pároco em sua homilia, os fiéis podem fazerem a opção entre viverem plenamente o amor que brota do coração de Deus e realizar a vocação que Deus os confiou.

As comunidades participantes levaram até o altar, os brindes que foram doados para serem utilizados no bongo empresarial durante a noite festiva na Praça da Igreja Matriz. Ao término da celebração eucarística, Pe. Wesley convidou aos presentes estenderem as mãos em direção a imagem de São Francisco rezarem juntos, a oração que o Papa São João Paulo II rezou na visitada ao Monte Alverme, local onde o padroeiro do município recebeu as chagas de Cristo.

A alegria e a confraternização das famílias tomaram conta da barraquinha de São Francisco, instalada na Praça da Igreja Matriz. Os participantes puderam participarem das várias rodadas do tradicional bongo e ainda saborear as guloseimas, os alimentos e bebidas que estão sendo comercializados no ambiente.

Nesta sexta-feira (02), no entanto, a 13ª festividade religiosa de São Francisco recebe a visita do vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa, Pe. Hemerson de Oliveira, que presidirá a celebração eucarística no segundo dia do tríduo de São Francisco, juntamente com a visita das comunidades de São Pedro e Comunidade de São João, às 19h30 na Igreja Matriz.

Segundo informação da coordenação do bongo, nesta noite terá o sorteio de vários brindes que foram e serão doados pelos empresários e comunidades rurais visitantes. Dessa forma, no entanto, a comissão organizadora da festividade convida a todas as famílias para participarem nestes três últimos dias de festa na Paróquia São Francisco das Chagas.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Fotos: Clênio Alves/MAC – Lourdes Carvalho/Pastoral Litúrgica