Domingo de Ramos é marcado pela participação de uma multidão de fiés

Bênção dos Ramos na Igreja de São Vicente. (Foto: PASCOM)

O Domingo de Ramos em Rio Paranaíba foi marcado pela participação de uma verdadeira multidão dos fiéis nas celebrações eucarísticas celebradas na Paróquia São Francisco das Chagas. As casas de formações das comunidades de Divino Pai Eterno, da Pastoral e a Igreja Matriz ficaram pequenas para comportar todos os fiéis que participaram da liturgia que abre a Semana Santa.

Em todas as celebrações o pároco do munícipio, Pe. Wesley Balbino exortou aos fiéis que sempre é preciso ter os mesmos sentimentos que havia presente no coração de Cristo, ou seja, a mansidão e a humildade e conclui: “Jesus Cristo desapagou-se da sua vontade e acolheu a vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus? Quem nenhum de nós se perca, mas tenham a vida eterna e em plenitude que brota do mistério pascal”.

Conversamos informalmente com Pe. Wesley sobre as celebrações do Domingo de Ramos na Paróquia e segundo ele a celebração eucarística às 08h, na Casa de Formação do Divino Pai Eterno no bairro Novo Rio, a participação dos fiéis foi tanta que o local não comportou todos os presentes e muitos participaram fervorosamente da Santa Missa.

Bênção dos Ramos na Praça do Cristo (Foto: Gilberto Martins/PASCOM
Bênção dos Ramos na Praça do Cristo (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Na celebração eucarística na Casa de Formação da Pastoral da Criança, às 17h, o coordenador da Comissão Comunitária de Pastoral (CCP), Adalberto Silva, apresentou à comunidade de Nossa Senhora de Fátima a programação da festividade religiosa em louvor à padroeira e apresentou os festeiros responsáveis pelo momento festivo.

Adalberto ainda disse sobre a campanha que será a realizada para a aquisição dos pisos para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima que já está em estágio bem avançado. Pe. Wesley, no entanto, comentou que nesta semana começa a cobertura da igreja e que conta com a participação da comunidade para a aquisição dos pisos e dos bancos: “Contamos com a sua colaboração para adquirirmos os pisos para nossa Igreja de Nossa Senhora de Fátima e já estaremos iniciando também, a campanha para aquisição dos bancos para nossa igreja. Então, isso demonstra que estávamos quase entrando na fase de acabamento e por isso, precisamos da sua ajuda”, concluiu o sacerdote encerrando a Santa Missa.

Igreja fica pequena para receber uma verdadeira multidão. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A última celebração do dia, a Igreja Matriz novamente voltou a ficar pequena para receber uma verdadeira multidão de fiéis que foram participar da bênção, procissão e celebração de Ramos. Com a participação da Juventude Franciscana (EAC, MAC, EJC, Juventude Vicentina e Pastoral Universitária), o pároco no término da sua pregação, exortou-os: “Para que Deus possa ser tudo em sua vida e você perceber o querer de Deus em sua vida esvazie-se de tudo aquilo que não é Deus presente em sua vida, para que Deus possa ser tudo e transformar a sua vida”.

Nesta Segunda-feira Santa (30), teremos às 09h na Igreja Matriz, a celebração eucarística com a Unção dos Enfermos com a participação da Pastoral da Saúde, Apostolado da Oração e os Ministro Extraordinários da Comunhão Eucarísticas. À noite, às 19h, ainda teremos a celebração eucarística também na Igreja Matriz e em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor do Passos, até a Capela de São Vicente de Paulo, acompanhada por todos os participantes.

Programa-se e participe conosco da Semana Santa em nossa paróquia.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo